Cursos Pronatec ROO Pronatec vai ofertar cursos técnicos profissionais de nível médio e cursos de formação inicial do SENAI e SENAC e continuada para trabalhadores em cidades de Rondônia: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Jaru e outras cidades.

De 2013 até 2015, teve muitas unidades acrescidas na rede. Foram, cerca de 600 escolas técnicas profissionalizantes, dirigidas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Algumas das áreas de atuação dos cursos são: Ambiental, Saúde, Controle e Processos Industriais,  Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção de Alimentos e Industrial, Recursos Renováveis  Segurança do Trabalho, Turismo, Hospitalidade e Lazer, entre outras áreas que agora em 2016 deverá ter para sua região, isso dependendo da sazonalidade.

O Pronatec também expande as vagas das redes estaduais de educação profissional. Tem no momento duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes que vem do ensino médio e outra para empresas que almejam formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S (SENAI, SENAC E SESI). O funcionamento é parecido ao do Fies do ensino superior, mas com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
As escolas do Sistema S e das redes públicas oferecerão cursos de formação inicial e continuada para certificar os beneficiados do seguro desemprego que sejam recidivas nesse benefício. Serve também aos favorecidos pelos programas de admissão produtiva, como o Bolsa Família.

Confira as oportunidades de cursos nas instituições:

– PRONATEC – www.pronatec.mec.gov.br/ – entre no link e clique em “Cursos Ofertados em Seu Município” – depois coloque seu estado e cidade. Neste mesmo ambiente você tem as qualificações do Sisutec que acontecerá em períodos oportunos de 2016 acompanhe a página do Sisutec AQUI.

– SENAC/PSG – www.ro.senac.br/index.php – entre, escolha na unidades o curso e depois vá em “Consultar” daí é passo a passo para fazer e a sua inscrição.

– Você Na Indústria/SENAI – www.portaldaindustria.com.br/senai – é só entrar em “detalhes” para saber onde você irá fazer a inscrição em cursos como: Padeiro e Confeiteiro, Eletricista, Modelagem e Confecção de Lingerie e Moda, Computadores Manutenção e Montagem, Costureiro, Auxiliar Administrativo, Logística, Desenhista Mecânica, Mecânico de Bombas Hidráulica e Refrigeração, Fresador, Pintor de Obras, Modelista, Técnicos em Edificações, Pedreiro, Caldeireiro e outros.

– SEST Senat – instituição ligada ao Transporte – parceria do Programa possui muitas capacitações, acompanhe a página: www.sestsenat.org.br/Unidade/porto-velho

Muitas inscrições acontecem pessoalmente, como no caso do SENAI, o SENAC é inscrição pela internet. Fique atento e Boa sorte!